Revoluções há muitas
No dia em que se assinala a revolução de 1910, o Museu de Lisboa abre o seu jardim para mostrar várias revoluções. A exposição temporária Lisboa em revolução dá o mote para, neste dia 5 de outubro, se celebrarem momentos de mudança que fazem a vida da cidade e a de todos nós. Bancas de venda, workshops, jogos, teatro e música vão confirmar que as ideias revolucionárias não têm fim.
PROGRAMA
BANCAS DE VENDA
10H – 18H Associação Chili com carne e Pato Lógico (editoras), Alfredo Marceneiro (artesanato em madeira), Fresh ink (galeria de arte que une as áreas de fotografia, tatuagem, ilustração e design), Lia Ferreira e Criatividade ao lume (ilustração), Fratellini – O Bom Gelado, Horto do Campo Grande, Kaktus e Companhia, Humana, Joaquim André Santos (massagem de relaxamento), Segways da Polícia Municipal, ILGA, Sapateiro Expresso (das 14H30 às 18H) Associação Porta Amiga – Recolha de roupa interior homens e senhora (nova), casacos de inverno (muito bom estado) e velhas radiografias.
ATIVIDADES
10H – 18H: Quiz Revolucionário
10H30 – 13H | 14H30 – 17H: A revolução da imprensa Criação de cartazes com apelos revolucionários, reproduzidos em série e afixados no espaço da oficina. Os cartazes serão idealizados pelos participantes que vão construir uma matriz em tamanho A4 e reproduzi-la em série, evocando o potencial transformador das palavras aliadas às imagens quando amplificadas pela imprensa.
10H45-13H15 – 14h15-16H45: Foto-estúdio – a Revolução no retrato Oficina de dramatização e fotografia pela associação o Mundo do Espetáculo.
11H: Workshop de Pop Dance com o professor Guima (UDance school)
12H: Workshop de Hip Hop com o professor Vítor Kpez (UDance school)
15H: Teatro – Lisboa, 25 de abril de 1974. Uma história verídica e bem contada Esta produção teatral é uma parceria que o Museu de Lisboa desenvolve com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), desde 2015, que junta teatro e grupos com necessidades especificas.
15H: Workshop de kuduro com o professor Márcio Moikano (UDance school)
15H – 17H30: Coco Louco – A libertação dos cabelos A moda teve também várias revoluções, por vezes com grande significado para a libertação dos cabelos! A liberdade de usar cabelo à vista no espaço público e de o decorar segundo o gosto pessoal do seu portador foi também uma conquista. Nesta oficina da associação O Mundo do Espetáculo vamos criar ganchos com aplicação de materiais naturais e reaproveitados para usar ou oferecer numa celebração capilar criativa e personalizada.
15H30 – 18H: Pintural do mural «Lisboa em revolução, 1383-1974» Pintura de um mural com utilização de mosaicos de stencil e outras técnicas, com o apoio da associação O Mundo do Espetáculo.
16H30: Atuação dos Farra Fanfarra
Mais informações aqui.