Avançar para o conteúdo
REQUIEM DE W. A. MOZART

REQUIEM DE W. A. MOZART

Orchestra Canova
Coro Ricercare

Enrico Saverio Pagano, maestro
Raquel Camarinha, soprano
Rita Morão Tavares, contralto
Frederico Projecto, tenor
Laurence Meikle, baixo
Orchestra da Camera Canova
A Orchestra da Camera Canova foi fundada em 2014 por Enrico Savario Pagano, e dedica-se sobretudo à execução de obras do repertório clássico. Esta orquestra tem colaborado com os mais prestigiados jovens instrumentistas do panorama musical italiano, em média com 25 anos de idade. Foi considerada pelo periódico La Repubblica como “uma das melhores orquestras juvenis”, e desde a sua formação, tem realizado concertos dentro e fora de Itália. Tem colaborado com instituições como: Arena di Verona, Teatro Dal Verme em Milão, Teatro Comunale di Ferrara, Teatro Alighieri di Ravenna, Festival della cultura di Bergamo, Teatro Comunale di Mantova, Vivaldi Festival em Veneza, Aula Magna da Universidade La Sapienza de Roma e Valletta Baroque Festival, e ainda com artistas como Alessandro Baricco, Gloria Campaner, Simone Zanchini, Manuela Custer, Ginevra Costantini Negri e Tommaso Lonquich. Em maio de 2021, editado pela Sony Music, a Orchestra da Camara Canova lançou o seu primeiro álbum, dedicado a Giovanni Paisiello. Posteriormente, lançaram um outro álbum dedicado à obra de Beethoven, também editado pela Sony Music, que foi nomeado para os International Classical Music Awards 2023.
A Orchestra da Camara Canova é residente da Istituzione Universitaria dei Concerti (Rome) e da Verbano Musica Estate (Locarno, Switzerland),
e é apoiada pela Ensto – Apollo e Auriga Srl.

Enrico Saverio Pagano
Destacado pela Forbes como uma das cem personalidades com menos de 30 anos de idade que irão mudar Itália, o maestro Enrico Saverio Pagano é o diretor artístico da Orchestra da Camera Canova. Maestro residente e consultor artístico da Istituzione Universitaria dei Concerti (Roma), Enrico fundou e dirige a Orchestra Canova desde os seus 19 anos de idade, tendo realizado mais de cem concertos em locais como Arena di Verona, Teatro Comunale em Ferrara, Aula Magna da Universidade La Sapienza em Roma, Teatro Alighieri em Ravenna e Teatro Comunale em Mântua.
Tem colaborado com artistas como Alessandro Baricco, Daniela Barcellona, Ruth Iniesta, Gloria Campaner, Simone Zanchini, Manuela Custer, Vittorio Prato, Gabriele Cassone e Tommaso Lonquich.
Enquanto maestro convidado, Enrico colaborou com o Teatro Verdi em Trieste (Gluck: Orfeo ed Euridice), a Orchestra Cherubini, o Festival Internacional de Piano de Brescia e Bergamo, a Orchestra I Pomeriggi Musicali (Milão), a Orchestra Sinfonica di Sanremo e o Teatro Lopez de Ayala em Badajoz, Espanha.  O primeiro álbum de Eurico foi editado pela Sony Music em maio de 2021, e inclui algumas das primeiras gravações da obra do compositor Giovanni Paisiello. Em 2022, o seu segundo álbum, dedicado a Beethoven, foi também editado pela Sony Music, e foi nomeado para os International Classical Music Awards. Em setembro de 2022, com a Canova Orchestra, foi o primeiro maestro a ser convidado para actuar em Prócida – capital italiana da cultura nesse mesmo ano.

Bilhetes

O Requiem de W. A. Mozart é uma obra envolta numa aura de misticismo não só pela natureza do seu propósito – enquanto missa para os mortos -, mas também pelas circunstâncias em que foi composta. Hoje acredita-se que terá sido encomendada através de um intermediário do conde Franz von Walsegg, contudo, para W. A. Mozart, a identidade deste cliente era desconhecida, assim como a do falecido a homenagear.
W. A. Mozart atravessava um momento de profunda crise quando lhe foi encomendada a missa. Sofria já de vários problemas de saúde, e endividado, ainda de luto pelo pai, aceita esta misteriosa solicitação. Sentindo a morte próxima e não podendo pensar na pessoa a quem é dedicada, naturalmente vira-se para si próprio – famosamente terá dito a Constanze, sua esposa, que acreditava que o compunha para o seu próprio funeral. Trabalhou nesta missa até ao último momento, ditando algumas das suas passagens já no seu leito de morte.
Uma obra intemporal que nos leva a uma reflexão sobre a vida e a morte pelo caminho da sublime música de W. A. Mozart, narrando o mistério da condição humana num movimento de transcendência ao divino.

REQUIEM DE W. A. MOZART

Date

17 Jun 2023
Desde

Time

21:30

Localização

C.C. Olga Cadaval
C.C. Olga Cadaval
União Das Freguesias De Sintra (Santa Maria E São Miguel, São Martinho E São Pedro De Penaferrim), Sintra
Translate »