Avançar para o conteúdo
RECITAL A SOLO DE RAÚL DA COSTA

RECITAL A SOLO DE RAÚL DA COSTA

John Cage
In a Landscape

Chopin
4 Baladas

Thomas Adès
Darknesse Visible

M. Mussorgsky
Quadros de uma Exposição.

Biografia:
Raúl da Costa, pianista premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. Desde muito novo é presença recorrente nas salas mais emblemáticas do país, salientando-se, ainda, o sucesso obtido em diversos festivais internacionais de música, destacando-se salas como Konzerthaus Berlin, Palau de La Musica Catalana, Radio France, entre muitos outros palcos por toda a Europa, Estados Unidos da América e Ásia.
Nasceu na Póvoa de Varzim em 1993. Iniciou os seus estudos na Hochschule für Musik, Theater und Medien, em Hannover, na classe do reconhecido professor e pedagogo Karl-Heinz Kämmerling e Prof. Bernd Goetzke. Atualmente, é assistente de Prof. Kirill Gerstein na Hochschule für Musik Hanns Eisler Berlin. Teve, também, oportunidade de trabalhar com Dmitri Bashkirov, Ferenc Rados, Galina Eguiazarova, Tatiana Zelikman, Boris Berezovsky e Maria João Pires.
Apesar da sua jovem idade, fez a estreia absoluta de obras de compositores como Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Eduardo Patriarca e Amílcar Vasques-Dias, e também trabalhou com compositores como Thomas Adès, Valentin Silvestrov e Brad Mehldau. Aos 12 anos de idade fez a sua estreia com orquestra na Casa da Música, e desde então tem colaborado com maestros como Theodore Kuchar, Antonio Pirolli, Joseph Swensen, Stefan Blunier, Martin Andre, Vladimir Lande, Vitaliy Protasov, Raphaël Oleg, a par de orquestras como a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmónica Janacek, Deutsches Kammerorchester Berlin, a Orquestra Sinfónica do Estado da Sibéria e a Orquestra Sinfónica de Antalyia.
A sua interpretação do 4° Concerto para Piano de Rachmaninov com a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção de Stephan Blunier, foi editada em CD e radiodifundida internacionalmente
Raúl da Costa assumiu, em 2018, o cargo de Diretor Artístico do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

DESCRIÇÃO

O pianista Raúl da Costa apresenta um programa que convida à contemplação através de diferentes abordagens musicais dos séculos XIX e XX. In a Landscape, a experiência sonora relaciona-se com a presença do ouvinte no momento em que se envolve com a música, mas também com a sua ausência, ao alcançar um estado meditativo. Com esta obra, John Cage pretendia gerar uma flutuação entre «estar» e «não estar» na fruição da própria música, onde a perceção do som torna-se tão importante quanto a sua abstração. Darknesse Visible de Thomas Adès relaciona-se com esta mesma dicotomia. Baseada num tema de John Dowland, o material melódico é reorganizado e em parte suprimido, homenageando uma obra do passado e explorando as propriedades da sua ausência. Os Quadros de uma Exposição são, por outro lado, a expressão de uma contemplação, baseada na experiência de Mussorgsky ao observar os quadros de Viktor Hartmann, num exercício de construção imagética que deverá ser completada pelo ouvinte. Mais do que um concerto, é uma experiência sensorial a não perder.

RECITAL A SOLO DE RAÚL DA COSTA

Date

16 Jun 2023
Desde

Time

20:30

Localização

C.C. Olga Cadaval
C.C. Olga Cadaval
União Das Freguesias De Sintra (Santa Maria E São Miguel, São Martinho E São Pedro De Penaferrim), Sintra
Categorias
Translate »