Avançar para o conteúdo
RECITAL A SOLO COM JOÃO BARRADAS

RECITAL A SOLO COM JOÃO BARRADAS

Programa:
Franz Schubert
Drei Klavierstücke D. 946

Sergei Rachmaninov
Études-Tableaux, Op. 33

João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música Clássica, o Jazz e a música improvisada.
Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais para o seu instrumento na área da música erudita, dos quais se destacam, entre outros, o Troféu Mundial de Acordeão (CMA), que vence por duas vezes, o Coupe Mondale de Acordeão (CIA), o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition.
Barradas tem-se apresentado, enquanto solista, em salas como: Het Concertgebouw Amsterdam, Wiener Konzerthaus, Elbphilharmonie Hamburg, Kolner Philharmonie, Tonhalle Maag Zurich, Philharmonie Luxembourg, Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa, Casa da Música Porto, Philharmonie de Paris, Konzerthaus Dortmund, L’Auditori Barcelona, Mupa Budapest, La Moanaie/De Munt, Sage Gasteshead, Stuttgart Opera House, Bozar Brussels, Sadlers’s Wells Theatre London, Onassis Cultural Center Athens, L’Arsenal Metz, Sava Center Belgrade, Centro Cultural de Belém, Tribeca Performing Arts Center New York.
Em 2016 grava, com a editora nova iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum enquanto líder, “Directions”, que conta com a produção de Greg Osby e foi considerado um dos melhores álbuns do ano pela revista Downbeat, aparecendo na sua prestigiada lista “Best Albums of The Year”.
João Barradas tem colaborado com diversos músicos de renome, nomeadamente com Greg Osby, Mark Turner, Peter Evans, Aka Moon, Mike Stern, Rufus Reid, Gil Goldstein, Fabrizio Cassol, Jacob Sacks, Miles Okasaki, Jerome Jennings, entre muitos outros.
Foi nomeado ECHO Rising Star pela European Concert Hall Organization para a temporada 2019/2020. Nessa mesma temporada a prestigiada BBC Music Magazine nomeou João Barradas como um dos seus Rising Stars.
Tem dado Masterclasses em algumas das mais prestigiadas Instituições do meio musical, tais como: Mupa Budapeste, Conservatório Municipal de Barcelona, Sage Gasteshead, Fundação Calouste Gulbenkian, Philharmonie Luxembourg, Sata-Hame Soi International Festival, Conservatório de Ghent, entre muitos outros. Em 2020, João Barradas obteve o 2º Prémio do Concurso de Composição SPA|/Antena 2 com a sua obra “The Edge of the Sea” para orquestra sinfónica.

Bilhetes

Os Études-Tableaux de Sergei Rachmaninov, são um conjunto de peças que exploram as capacidades do instrumentista, através de diferentes texturas e tonalidades. A exploração de diversas técnicas do instrumento é um dos pontos fortes desta obra, contudo, Rachmaninov não descura de uma sublimidade melódica e harmónica entre tamanha demonstração virtuosa. Estes “estudos-quadro”, numa possível tradução para português, têm a particularidade de terem sido compostos com o intuito de evocar estímulos de ordem visual, pelo que será possível que admiráveis pinturas sejam produzidas na tela da imaginação dos espectadores deste concerto.  Também em Drei Klavierstücke de F. Schubert, cada uma das peças apresenta uma sequência de secções musicalmente contrastantes, que propõem uma viagem entre diferentes caracteres interpretativos.
Por ocasião das comemorações dos 150 anos de Rachmaninoff, este repertório, pensado inicialmente para piano, ganha uma nova cor no acordeão, abrindo portas a um diferente universo tímbrico com a riqueza que João Barradas nos tem habituado ao longo da sua prestigiada carreira.

RECITAL A SOLO COM JOÃO BARRADAS

Date

20 Jun 2023
Desde

Time

18:30

Localização

Palácio de Monserrate
2710-405 Sintra
Categorias
Translate »