Avançar para o conteúdo
PORTUGAL PLAYS SAKAMOTO – CONCERTO DE TRIBUTO A RYUICHI SAKAMOTO

PORTUGAL PLAYS SAKAMOTO – CONCERTO DE TRIBUTO A RYUICHI SAKAMOTO

Concerto de tributo a Ryuichi Sakamoto

A obra de Ryuichi Sakamoto é uma das mais abrangentes no mundo da música. Como artista solo, membro da Yellow Magic Orchestra e compositor de trilhas sonoras de filmes, Sakamoto explorou gêneros que vão desde música clássica, eletrônica, world, ambiente e experimental. A sua discografia foi consistentemente ambiciosa e exploratória.

A sua carreira a compor para cinema inclui obras para Merry Christmas Mr. Lawrence (1983), The Last Emperor (1987) e The Revenant (2015), entre muitos outros filmes.

Sakamoto, influenciou a música moderna sem barreiras geográficas ou de gênero. Colaborou com uma diversidade de artistas como Alva Noto, Fennesz, David Byrne, David Sylvian, Iggy Pop, Caetano Veloso, e Rodrigo Leão.

Apos um ano do falecimento (28 de março 2023) do músico, compositor e artista japonês Ryuichi Sakamoto, marcamos a ocasião com um concerto de tributo com músicos portugueses para celebrar a sua obra e legado.

 

FICHA ARTÍSTICA

 

Rodrigo Leão

É hoje um dos mais celebrados nomes da nossa modernidade musical. Rodrigo Leão alcançou justificada notoriedade internacional graças aos seus trabalhos originais e às diferentes bandas sonoras de êxito, como “O Mordomo” ou “A Gaiola Dourada”.

Contando com mais de 30 álbuns na sua discografia, o seu trabalho passa – com tremenda sensibilidade – por variados gêneros musicais. Em 2004, conheceu e colaborou com Ryuichi Sakamoto em dois temas para o seu álbum ‘Cinema’. Sobre a colaboração no disco, que também envolveu colaborações com Beth Gibbons e Sónia Tavares, Rodrigo Leão diz: “foi a partir desse momento que comecei a fazer mais música para filmes e a tocar mais os meus temas ao vivo com uma formação de músicos que espelhavam a influência clássica nas cordas, a popular através do acordeão e percussão e a da música pop na combinação de bateria, baixo e guitarras”.

Para este tributo a Ryuichi Sakamoto, Rodrigo Leão traz consigo este contexto emocional e a instrumentação eclética e ambiciosa que o caracteriza.

 

João Vasco

Pianista e professor de piano no Conservatório Nacional, divide-se entre os palcos, a composição, o ensino, a fotografia e o vídeo.

Em 2019 estreou-se como compositor, apresentando a obra “2016”, que homenageia o músico japonês Ryuichi Sakamoto. Desde então compôs diversas obras para instrumentos solistas, formações de câmara e orquestra, encomendadas e estreadas por intérpretes como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, António Rosado, Bruno Belthoise, Mário Laginha.

Nos projectos musicais que concebeu na última década, reúne progressivamente todas as suas valências artísticas, afirmando-se hoje como criador de “Música e Imagem”.

Em jeito de homenagem a Ryuichi Sakamoto, apresenta-se em formato trio e multimédia:  piano, violino, violoncelo, integrando projeções criadas pelo próprio.

Surma

Surma inspira-se no silêncio para criar o seu pro´prio universo de canço~es de jazz, electro´nica, e uma multiplicidade de influências, explorando caminhos nem sempre o´bvios, mas com uma forte identidade, a sua pro´pria fone´tica, e criando momentos únicos que nos podem levar dos fiordes no´rdicos a cidades cosmopolitas.

A carreira de Surma tem emitido uma luz especial e rara, traduzida pela adição de prémios e impressionantes conquistas que nos explicam o alcance da sua música, das suas ideias e da sua personalidade.

Chega ao concerto de tributo a Ryuichi Sakamoto após lançar ‘if i’m not home : i’m not far away’, um EP influenciado pelo trabalho do compositor Japonês, explorando sonoridades na música ambiente e eletrónica.

 

Isilda Sanches

Isilda Sanches é jornalista e divulgadora musical – multidisciplinar por natureza. Trabalhou em rádios de referência como XFM e Marginal, e foi fundadora da Rádio Oxigénio. Faz parte da equipa da Antena 3 desde 2015, onde é autora e exploradora criativa nos programas Pontos de Luz, Muitos Mundos e a rubrica Fricção Científica.

Escreve sobre música e cultura em várias publicações (Blitz, Diário de Notícias, Observador…). Entre outras peças, escreveu o óbito de Ryuichi Sakamoto para o Observador em abril de 2023.

Créditos

Direção de Projeto e Direção Artística: José Salgado

Assistente de Produção: Maria Martins

Design: Madalena Espírito Santo

PREÇOS

 

Bilhete: 30€

(Sem descontos em vigor)

PORTUGAL PLAYS SAKAMOTO – CONCERTO DE TRIBUTO A RYUICHI SAKAMOTO

Translate »