Avançar para o conteúdo
O Mal-Entendido - A Barraca

O Mal-Entendido – A Barraca

(…) Ao iniciar esta obra Camus chamou-lhe a comédia do checoslovaco. Depois encarou-a como uma tragédia. Como o thriller existencialista do homem revoltado (neste caso, da mulher revoltada)…

3 novembro a 15 dezembro 2022
qui: 19h30; sex: 19h30; sáb: 21h30; dom: 17h

Uma das obras máximas do existencialismo/absurdo do teatro francês alcança no momento que vivemos impressionante relevância.

O Mal-Entendido, tragédia moderna de Albert Camus, apresenta-nos uma reflexão sobre o crime e o castigo. De regresso de África onde em 20 anos fez fortuna, um filho regressa à sua terra natal e de surpresa vai visitar a mãe e a irmã que vivem nas montanhas da Boémia onde exploram uma estalagem e onde, quando o hóspede é rico, o assassinam lhe roubam o que traz e o lançam a um rio que desce os Alpes vizinhos. É esse o destino que o espera. A “surpresa” custa-lhe a vida e precipita uma tragédia. A dramaturgia vai permitir ao espectador à maneira da Tragédia Clássica antecipar o desfecho. E saber sempre mais do que cada uma das personagens alimentando o suspense. Cada personagem, por omissão, ambição ou instinto criminal comete uma falha trágica que a levará à morte. Só a mulher de Jan afastada do reencontro pelo marido, acaba por não se inscrever no quadro das personagens trágicas e por fim, isolada nas montanhas que desconhece, sobrevive. No nosso século, particularmente agora nesta época de confinamentos, de crimes familiares frequentes, onde a ganância é muitas vezes a causa de enormes e secretas barbaridades que passam anos despercebidas e impunes, a leitura desta obra de Albert Camus ganha um sentido talvez mais social do que no tempo em que foi escrita. O Mal-Entendido que segundo o próprio autor ilustra “uma situação impossível” perseguindo o objectivo de criar “uma tragédia moderna” em que a moral e o sentido da vida são os principais temas, talvez ganhe outros contornos no nosso tempo e nos aproxime de uma realidade tenebrosa de que não estamos tão longe como desejaríamos.

O Mal-Entendido – A Barraca

Data

11 Nov 2022
Expired!

Hora

19:30 - 18:00

Localização

Teatro A Barraca
1200-656 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *