Avançar para o conteúdo
O JAPÃO ATRAVÉS DAS FESTIVIDADES ANUAIS SETSUBUN

O JAPÃO ATRAVÉS DAS FESTIVIDADES ANUAIS | SETSUBUN

O JAPÃO ATRAVÉS DAS FESTIVIDADES ANUAIS | SETSUBUN

WORKSHOP

Com Yuko Kase

 

DATAS

Quarta | 15 Fevereiro

 

HORAS

10.30 às 12.30

 

PARTICIPANTES

Máx. 15

 

 

PREÇO

€ 30

 

Em várias sessões ao longo do ano, “O Japão através das Festividades Anuais” vai destacar e apresentar alguns dos eventos que marcam o calendário das famílias e comunidades.

 

Acompanhando o ritmo das estações, o Japão tem costumes e tradições ancestrais que foram sendo transmitidos, de geração em geração, até aos nossos dias, sob a forma de festividades.

Estas datas são celebradas em casa, de forma tangível, através de rituais e seus objectos associados, e a esta cultura, transmitida no seio familiar, é chamada “cultura doméstica”. Os antepassados são lembrados e honrados, contempla-se a natureza, expressa-se gratidão e proferem-se orações. O espírito ancestral japonês pode assim ser entendido através de uma leitura destes eventos anuais.

 

Em Fevereiro, dedicamo-nos ao Setsubun (??), e no seu contexto, vamos abordar o ritual “mame-maki”.

 

O nome Setsubun significa literalmente “divisão sazonal”, referindo-se ao dia anterior ao primeiro dia da Primavera no calendário tradicional japonês. Ainda que no passado pudesse remeter para diferentes datas, na actualidade o Setsubun marca o dia anterior ao Risshun (??) 1º dia de primavera no calendário tradicional japonês, e assinala-se a 3 de Fevereiro.

 

Quer Setsubun quer Risshun celebram-se anualmente, no contexto do Ano Novo Lunar. Ainda que não fosse oficialmente o Ano Novo, o Setsubun era considerado semelhante nas suas dimensões rituais e culturais de purificação do ano anterior, face ao início da Primavera e de um novo ciclo sazonal.

 

 

 

Assim, o Setsubun era acompanhado de inúmeros rituais e tradições, realizados em diferentes locais, com o intuito de afastar a má sorte ou espíritos nefastos do ano anterior.  Um destes rituais, o “mame-maki”, é aguardado com expectativa pelas crianças, que abrem as janelas e alegremente lançam feijões para afastar o mal e chamar a boa sorte e a Primavera.

 

No mame-maki, feijões de soja torrados são lançados da porta de casa para fora ou a um membro da família que usa uma máscara de oni (demónio). Em seguida, fecha-se a porta. O ritual de lançar feijões realizado no Setsubun serve para purificar a casa, afastando os maus espíritos que trazem doenças ou azar.

 

 

Neste workshop vamos recriar o “mame-maki”.

 

————————————————–

 

Yuko Kase

Docente do curso da Língua Japonesa, na Universidade Católica, FCH, Instituto de Estudos Asiáticos, onde ensina língua e cultura japonesas.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da actividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a actividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar [email protected]

 

 

 

PREÇOS

 

O JAPÃO ATRAVÉS DAS FESTIVIDADES ANUAIS | SETSUBUN

Deixe um comentário