Miramar – Musicbox Lisboa
MIRAMAR é o duo de guitarras formado pelos músicos Frankie Chavez e Peixe e que conta já com dois discos editados – Miramar (2019) e Miramar II (2022).
O seu espetáculo ao vivo é uma viagem; uma estrada que se percorre de forma contemplativa e que ora serpenteia até ao cume da mais alta montanha, ora se deixa ir planante, pelo calor preguiçoso do deserto, mas sempre a levar mais longe o som daquelas cordas que ressoam em diferentes caixas, com ou sem eletricidade, e sempre como se os dois aqui fossem apenas um.
À música junta-se a projeção de vídeos tema a tema, envolvendo e transportando o público para um espaço imaginário para além da tela, numa experiência sinestética que se espera única e marcante.
Para 2023 preparam-se novas viagens.
FRANKIE CHAVEZ
Frankie Chavez tem-se afirmado, desde que se estreou em 2010, como um dos mais estimulantes músicos da sua geração. Inspirado pelo Folk, pelo Blues e pelo mais clássico Rock, tem levado – quer sozinho, quer acompanhado – a sua música cada vez mais longe, tudo muito à custa da relação singular que desenvolveu com aquilo que foi sempre o princípio de tudo: a guitarra; uma das características que o distingue é a abordagem que tem com instrumentos como a guitarra portuguesa. Com uma afinação única e com uma técnica que nada tem a ver com a tradicional, mistura o som característico do instrumento com riffs de blues, criando uma sonoridade completamente nova.
“Alcântara” é o seu mais recente disco, a editar no primeiro trimestre de 2023, no qual explora como nunca antes o tinha feito, a portugalidade, com temas originais cantados na sua língua materna.
PEIXE (PEDRO CARDOSO)
Peixe é um nome de referência, com um percurso muito particular, levando a sua música a muitas outras formas artísticas. Como músico de formação clássica e jazz está na génese de diversos grupos, tais como Ornatos Violeta, Pluto e o Trio de Jazz DEP, entre outros. É responsável por diversos projetos na área da música, como forma de inclusão e interação entre comunidades, e cria a OGBE – Orquestra de guitarras e baixos elétricos. É autor de várias obras para teatro, trabalhando em projetos de referência, destacando-se a sua mais recente colaboração com o Teatro Nacional de São João, nos espetáculos “Lear” de 2021 e “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago de 2022. Na área da dança contemporânea tem colaborado com a coreógrafa Joana Providência.
Para além de várias colaborações com artistas de renome nacional e internacional, ora como músico, ora como compositor, Peixe tem dois discos a solo editados: “Apneia” em 2012 e “Motor” em 2015.
Miramar – Musicbox Lisboa