Mbye Ebrima – Bota
Mbye Ebrima, mandinga, korista, compositor, cantor e contador de história oral, nasceu em Jarra Soma, na Gâmbia, em 1988, numa família djéli, os Mbye, tocadores de Kora e reputados conhecedores e divulgadores da história oral mandiga-kaabunké há muitas gerações.
O pai de Ebrima, El – Hadji Alieu Mbye, é um korista de relevância internacional e um dos grandes conhecedores da história oral da região. Do lado materno, Ebrima descende de uma outra importante e antiga família djéli de tocadores de kora, os Cissoko da Casamamce.
A mãe, Jabou Susso é cantora em performances de música tradicional mandinga. Tendo sempre vivido sob influência deste instrumento, aos 15 anos Ebrima começa a estudar Kora de forma autodidata, com uma aprendizagem fomentada pela experiência musical dos seus progenitores e existência da Escola de Música de Maali’s, fundada e dirigida pelo seu pai.
Em 2013, Ebrima partiu para o Senegal. Algumas semanas depois, para o Zimbabwe e daqui para Tanzânia. Em 2014 foi para Alemanha a convite do diretor da companhia de dança Mother Africa Circus Company. Em 2015, fixou residência em Portugal, onde ainda hoje reside e trabalha como músico.
Entrada: 12 BOTAS
Reservas: https://forms.gle/oYo9Kx5gJDBjX2JV6
+ informações: [email protected]