Madama Butterfly – Teatro Nacional de São Carlos
A ópera Madama Butterfly conheceu várias versões antes da estreia, em 1907, daquela que é hoje comummente executada. É uma obra trágica, rematada por um suicídio, que se centra em Cio-Cio-San, japonesa de quinze anos seduzida e abandonada por um oficial da marinha norte-americana de passagem pelo Oriente. O papel titular é um dos mais complexos e exaltantes da história da ópera e requer à sua intérprete uma vocalidade excecional, capaz de traduzir em fortíssimo estados de verdadeiro desespero e, simultaneamente, moldar-se a ambientes de delicada fragilidade.
A música continua a ser uma das mais amadas do compositor e apresenta páginas que a Humanidade não se resigna a esquecer, como a mágica entrada de Butterfly, a ária Un bel dì vedremo, ou o Coro dos marinheiros. É ainda profundamente romântica, como o prova o dueto que encerra o I Ato, em que se canta o poder encantatório da noite.
A nova produção recupera um belíssimo guarda-roupa propositadamente confecionado no Japão, para uma produção que subiu à cena no Teatro Nacional de São Carlos na década de 70 do século passado.
Calendário das récitas:
4, 6, 10, 12 e 14 de outubro, às 20h | 8 de outubro, às 16h
25 € a 70 €
Madama Butterfly – Teatro Nacional de São Carlos