Curso: Um Mar de Histórias: Narrativas da Índia (Parte 1)
Desde os tempos antigos até à época contemporânea, o subcontinente indiano sempre foi um espaço geográfico e cultural de onde saíram e para onde entraram narrativas de grande relevância histórica e cultural para a humanidade. É possível que muitas das fábulas que tenhamos ouvido na infância e que muitas vezes associamos a personagens como Esopo ou a La Fontaine tenham tido origem na Índia. Graças à globalização, muitos já ouviram falar da coleção de histórias Panchatantra, dos épicos Rāmāyaṇa e Mahābhārata, do deus Kṛṣṇa ou do Buda. No entanto, o conhecimento da população europeia relativamente às personagens e acontecimentos intervenientes destas narrativas orais e/ou literárias é ainda parca. Este curso tem por objectivo contar estas histórias, revelar de onde é que estas surgiram e como foram interpretadas ao longo do tempo e do espaço. Viajando por vários locais e monumentos e vários pontos da história da Índia e da Eurásia, aprenderemos como estas têm sido adaptadas e interpretadas na Índia e no mundo modernos.
Programa da Parte 1:
1. Histórias indo-persas.
2. O Rāmāyaṇa.
3. O Mahābhārata.
4. Épicos tâmul: Cilappatikāram e Maṇimēkalai.
Local
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Datas
Terças- e quintas-feiras, 21 de Setembro a 21 de Dezembro
10 aulas de 2 horas, das 18h às 20h
Preço
€100 (80€ para os alunos e funcionários da FLUL) + taxa de inscrição
Formador
João Oliveira é licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). É mestre em Linguística Geral pela mesma instituição (FLUL), tendo redigido uma tese intitulada Tóri di Babel: Humor e Língua na Literatura em Crioulo de Macau. Encontra-se presentemente a acabar o doutoramento em curso em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), estando a redigir uma tese intitulada The Retellings of the Ramayana and the Idea of India: Culture and Society (2010-2020). É professor no mestrado de Estudos Asiáticos na Universidade Católica Portuguesa (FCH-UCP), co-leccionando o seminário “Culturas Comparadas da Ásia”. É também um entusiasta das línguas, principalmente da Ásia. Fez cursos de hindi no Instituto Central de Hindi, em Agra; persa na universidade Allameh Tabataba’i, em Teerão; e russo na Universidade Estatal de Moscovo (MGU). Encontra-se presentemente a ter aulas de arménio, japonês e tailandês. Leitor e visualizador de séries e filmes compulsivo, João escreve, faz conferências e organiza frequentemente cursos sobre as tradições narrativas, religiões e as línguas da Ásia. No tempo-livre, dedica-se à escrita de ficção, à música e à ilustração.
Inscrição:
Preencher formulário em https://www.letras.ulisboa.pt/images/ensino/outros-cursos/curso-livre_linguas-dlgr-formulario.pdf e entregar nos Serviços académicos da FLUL ou enviar por e-mail para [email protected]
ou [email protected].
Mais informações:
[email protected]