Cineclube MUTIM – Goethe-Institut Portugal
O Goethe-Institut acolhe o Cineclube MUTIM, uma parceria da associação MUTIM (Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento) com o Goethe-Institut Portugal que visa divulgar o trabalho nomeadamente de realizadoras, guionistas, montadoras e proporcionar uma plataforma interseccional de promoção, debate e apoio da presença de mulheres no cinema e no audiovisual em Portugal.
Todos os meses, uma mulher apresenta um filme em que tenha trabalhado ou para o qual tenha, de alguma maneira, contribuído. Depois da projeção, há entre participantes uma conversa e debate de ideias em torno do papel das mulheres à volta do filme apresentado.
Programa:
26 out: 19h
Vai e Vem
De Fernanda Pessoa e Chica Barbosa
Documentário | Brasil | 2022 | 82 min.
O ano em que tudo mudou radicalmente, onde as fronteiras reais e invisíveis ganharam outra dimensão, é a raiz de uma provocação fílmica. Duas amigas, separadas pelos hemisférios Norte e Sul da América, pretendem dançar no tumulto das imagens, da violência, das frustrações e dos desejos. Fazem-no através de um jogo em que o registo de si próprias e das mulheres que as rodeiam permite um diálogo que se torna real e vivo, como um abraço decidido a resistir à distância.
30 nov: 19h
Pasajeras
De Fran Rebelatto
Longa-Metragem | Brasil/Paraguai | 2021 | 73 min.
Em busca de trabalho e sustento, mulheres paraguaias e brasileiras realizam travessias diárias entre o Paraguai e o Brasil. A partir de Soledad, uma professora de dança, bailarina e ‘pasera’ paraguaia, acompanhamos Susy, Maria, Cleide e Felicia em seus cotidianos. Todos os dias, de um lado a outro do rio Paraná, elas carregam sobrevivência e sonhos. Neste ir e vir, Alejandri, uma menina indígena maká, estabelece a conexão entre a realidade e os imaginários dessas terras da fronteira.
Cineclube MUTIM – Goethe-Institut Portugal