Avançar para o conteúdo
CICLO DE BAILADO EM SETEAIS

CICLO DE BAILADO EM SETEAIS

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Coreografia: Fernando Duarte
Com solistas do Ballet de Zurique e a Companhia Dança em Diálogos
Baseado na famosa comédia teatral homónima escrita por William Shakespeare, como bailado proporciona uma interpretação cénica e visualmente cativante da obra do autor, capturando a magia e a comédia do drama original numa expressão artística dinâmica.

O enredo traz-nos quatro jovens amantes, cujos relacionamentos são complicados por efeitos mágicos e seres sobrenaturais. Envolvidos nesse cenário mágico, está o Rei e a Rainha das fadas, Oberon e Titânia, que têm os seus próprios conflitos e intrigas.

No cenário idílico de Seteais, destaca-se a mística especial de Sintra, envolvida pela Floresta, a comédia dos encontros amorosos e o encanto dos personagens mágicos, ao som da magistral composição sinfónica de Mendelssohn.

A dança é a mãe de todas as artes. Música e poesia existem no tempo;
pintura e arquitetura existem no espaço. Mas a dança é vivida
simultaneamente no tempo e no espaço.
(Curt Sachs)

O reencontro com o Bailado em Seteais tem sido entusiasticamente aplaudido nos últimos 3 anos e assim esperamos que o seja novamente em 2024. Na sua 4ª edição, a proposta programática que se estende por dois fins-de-semana, é uma celebração da contemporaneidade da memória, uma prova de que a arte e a dança são diálogos contínuos entre o passado e o presente. Renovando o espírito e a beleza das excecionais Noites de Bailado em Seteais, vividas no século passado, propomos pontos de encontro com a sua memória e convidamos o público a fruir todos os espetáculos e a refletir sobre como a diversidade artística se transforma e se mantém viva, adaptando-se às novas realidades e sensibilidades contemporâneas.
Na vibrante Gala Internacional de Bailado, assistiremos a mais um desfile de extraordinário tecnicismo e de sensibilidades únicas, e no qual destacamos a presença da Companhia London City Ballet, antiga companhia britânica residente no conceituado Teatro de Sadler ‘s Wells de Londres, no ano em que é refundada por Christopher Marney, depois de 30 anos ausente dos palcos. Oportunidade única para assistir a um impressionante impulso artístico rejuvenescedor com peças singulares do repertório balético inglês, que outrora também estiveram presentes nas memoráveis Noites de Bailado em Seteais.
No segundo fim-de-semana, Sintra torna-se novamente num palco de referência na criação coreográfica nacional e revisita a obra universal de outro autor inglês, William Shakespeare, e o seu Sonho de uma noite de verão, numa nova produção em estreia absoluta, que conta ainda com o talento, classe e elegância de bailarinos solistas do Ballet de Zurique e com os jovens bailarinos da Dança em Diálogos. Mais uma afirmação da memória que se renova, já que o célebre enredo também fez parte do repertório das Noites de Bailado em Seteais.
Espelha-se assim de forma mais ampla e apelativa a diversidade estética e estilística do bailado, a virtuosidade e classe dos bailarinos convidados e a suprema expressividade da dança pelos múltiplos temas e conceitos que convoca, este ano com um enfoque na memória que também define a contemporaneidade, sempre com o encanto ímpar de ter como cenário a sublime paisagem intemporal de Seteais!

Bilhetes

(Solange Melo e Fernando Duarte)
CICLO DE BAILADO EM SETEAIS

Data

14 Jul 2024
Desde

Hora

19:00

Localização

Jardins do Palácio de Seteais
Translate »