Avançar para o conteúdo
Benfica vs Gil Vicente - Estádio da Luz - onde dá a bola

Benfica vs Gil Vicente – Estádio da Luz

Benfica vs Gil Vicente – Estádio da Luz

Bilhetes 🎟 

Calendario Benfica 2022 23

Calendario Benfica 2022 23

Sport Lisboa e Benfica é um clube multidesportivo português fundado em 1904 e sediado na freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa.

A principal modalidade masculina sénior do clube é o futebol, mas distingue-se também noutras, como o andebol, o basquetebol, o futsal, o hóquei em patins e o voleibol. Tem ainda modalidades seniores femininas e escalões de formação em ambos os géneros em diferentes modalidades.

O seu historial e forte base de adeptos fazem do Benfica um dos três grandes clubes nacionais, a par do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal, com os quais mantém uma forte rivalidade.

As cores do clube são o vermelho e branco, o clube tem a alcunha de GloriosoÁguias ou Encarnados e os seus adeptos são chamados Benfiquistas.

História

Sport Lisboa e Benfica e História do Sport Lisboa e Benfica

No futebol sénior masculino (primeiro escalão), o Benfica foi eleito pela FIFA o 12º maior clube de futebol do século XX e foi considerado pela IFFHS o 9º melhor clube europeu do século XX, sendo o primeiro entre os clubes portugueses.

O Benfica é o clube mais bem sucedido em Portugal no futebol sénior masculino (primeiro escalão), tendo conquistado 83 títulos.

No futebol sénior masculino (primeiro escalão), o clube ganhou 37 títulos da Primeira Liga, 26 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga e 8 Supertaças Cândido de Oliveira.

Em 2014, o Benfica conquistou no futebol sénior masculino (primeiro escalão) o inédito triplete da Primeira Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Nesse ano também ganhou a Supertaça, tornando-se no único clube português a ganhar as quatro competições domésticas no mesmo ano

A nível internacional no futebol masculino sénior (primeiro escalão), o clube conquistou duas Taças dos Campeões Europeus, ambas no início dos anos sessenta (épocas 1960–61 e 1961–62), a segunda delas com a ajuda do lendário Eusébio, um eterno símbolo benfiquista, que após o final da sua carreira se tornou um embaixador itinerante do Benfica e de Portugal.

O Benfica tornou-se o primeiro clube português na história dos Campeonatos do futebol sénior masculino (primeiro escalão) a completar 30 jogos sem perder, nomeadamente nas épocas 1972–73 e 1977–78. Na época 1972–73, o Benfica conseguiu a maior diferença de sempre de pontos do campeão para o segundo classificado (18), num sistema em que era atribuído 2 pontos por cada vitória.

O Benfica também tem o recorde europeu para o número de vitórias consecutivas numa liga doméstica (29) no futebol sénior masculino (primeiro escalão), alcançado entre as épocas 1971–72 e 1972–73).

Segundo a BBDO, a marca Benfica ocupava, em 2007, a 17ª posição das marcas de futebol mais valiosas da Europa.

 

A águia à porta do Estádio da Luz.

 

Eusébio em 1968, lendário jogador do Benfica, que vestiu a camisola do clube de 1961 a 1975.

Segundo um relatório da UEFA, o SL Benfica é o clube europeu que maior percentagem de adeptos concentra no seu país, reunindo 47% das preferências.

O seu antigo jogador, Eusébio, considerado por muitos como um dos melhores jogadores de sempre, recebeu vários prémios internacionais de entidades prestigiadas (FIFA, UEFA, BBC, IFFHS, etc.) e de revistas da especialidade (France Football, Placar, etc.).

Sócios e adeptos

Segundo o Guinness, em 2006 o Benfica era o clube do mundo com mais sócios ativos, cerca de 160 000, atingindo em 2014 os 235 000 sócios. Este número foi confirmado pela FIFA na revista The Weekly em fevereiro 2014, o que fez do SL Benfica o clube com o maior número de sócios do mundo. No final do processo de renumeração levado a cabo pelo Benfica, algo a que está estatutariamente obrigado de dez em dez anos, o clube viu o número de associados cair abruptamente. Assim, dos 247 859 anunciados em maio de 2015, os “encarnados” passaram para 156 916. A 27 de novembro 2015, o FC Bayern Munique anunciou durante a assembleia geral que tinha 270 329 sócios, o que faz dos bávaros o maior clube do mundo.

O Benfica tem mais de 14 milhões de adeptos em todo o mundo.

Em 2015 foi o 26° clube de futebol mais rico do mundo em termos de lucro, com um volume de negócios anual de cerca de €126 milhões, e em 2014 foi avaliado como a 38ª marca futebolística mais valiosa no mundo.

O lema do Benfica é “E pluribus unum” (De todos, um) e o seu hino oficial é o “Ser Benfiquista“, sendo o segundo que o clube conheceu.

 

Estádio da Luz ou Estádio do Sport Lisboa e Benfica (nome oficial) é um estádio de futebol de Categoria 4 localizado na freguesia de São Domingos de Benfica, cidade de Lisboa, em Portugal. O estádio é também conhecido pelos benfiquistas como “A Catedral”.

Inauguração e percurso

 

Símbolo do Sport Lisboa e Benfica à entrada do Estádio

O novo Estádio da Luz foi inaugurado no dia 25 de outubro de 2003, num jogo amigável contra a equipa uruguaia do Nacional que o SL Benfica venceu com um resultado de 2-1, com Nuno Gomes a bisar.

No âmbito da realização do Euro 2004 foi demolido o antigo Estádio da Luz e foi construído este novo estádio em local adjacente, tendo sido, inclusivamente, palco da final da competição.

 

Jogo da Liga Europa

A autoria do projecto do novo estádio é da empresa norte-americana Populous.

A 9 de novembro de 2009, o estádio ultrapassou a marca dos 6 milhões de espectadores.

No décimo aniversário do novo Estádio da Luz, a 25 de outubro de 2013, foi ultrapassada a marca dos 11 milhões de espectadores.

A 14 de Janeiro de 2017 passou a marca dos 15 000 000 de espectadores, a maior de todos os estádios em utilização em Portugal, no jogo do campeonato nacional contra o Boavista.

Instalações

O antigo Estádio da Luz inaugurado em 1 de Dezembro de 1954, data simbólica por ser comemorativa da Restauração da Independência de Portugal, tinha uma enorme capacidade, sendo o maior estádio da Europa e o terceiro maior do mundo. Foi denominado de Estádio da Luz por se localizar na paróquia histórica da “Luz” junto da Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Este estádio teve uma das usas maiores assistências de sempre, quando em 1986/87 derrotou o FC Porto por 3-1, registando a entrada de 115 000 pessoas.

O actual Estádio da Luz, inaugurado em 2003, diminuiu essa capacidade para 65 647, sendo agora o vigésimo primeiro maior estádio da Europa em termos de capacidade.

Atualmente, a capacidade do Estádio da Luz é de 64 642 lugares sentados, consequência da criação da caixa de segurança dos adeptos visitantes.

Junto ao Estádio da Luz, situa-se o Museu Benfica Cosme Damião, contando já com uma Estátua de Eusébio, A Praça dos Heróis e a Loja Oficial do clube.

 

Estátua de Eusébio, à entrada do Estádio da Luz.

No dia 22 de setembro de 2006, o S.L. Benfica inaugurou, no Seixal, o local que alberga, não só a sua actual equipa principal de futebol nas suas múltiplas sessões de trabalho, mas também a formação de futuros jogadores e técnicos. Esse local designa-se por Caixa Futebol Campus.

O Sport Lisboa e Benfica é também proprietário do Pavilhão Império Bonança, do Pavilhão Nº 2 e do Complexo de Piscinas EDP, que fazem parte do estádio.

O complexo de piscinas é composto por 2 piscinas. Uma para crianças de 10m por 5m e uma de 25m com 8 pistas.

Foi anunciado em 24 de Setembro de 2019 por Luís Filipe Viera, o projecto para aumentar a capacidade da sede do Sport Lisboa e Benfica para 80 000 espectadores!

Benfica vs Gil Vicente – Estádio da Luz – onde dá a bola

 

Agenda Desportiva de Lisboa

Data

13 Nov 2022

Localização

Estádio da Luz
Av. Eusébio da Silva Ferreira, 1500-313 Lisboa




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.