Avançar para o conteúdo
Athena Farrokhzad com Alejandro Urrutia, Letícia Larín, Nuno Marques e Joana Bagulho

Athena Farrokhzad com Alejandro Urrutia, Letícia Larín, Nuno Marques e Joana Bagulho

O lançamento de Suite em Branco da poeta sueca-iraniana Athena Farrokhzad, editado pela Douda Correria, serve de mote a este Práticas de Leitura. Em conversa com a autora e a equipa responsável pela tradução e edição, vamos ler e comentar o poema e temas como a opressão iraniana das mulheres e questões de identidade e tradução que nascem de migrações forçadas. Como se fala na língua de outro? Quem escuta? O que é entendido? O que se perde da nossa língua? O que traímos?
O poema conta a história de uma família de refugiados. O tema é a branquitude, sobre o fundo dos discursos pós-coloniais, das ideias do subalterno e do deslocamento de milhões de pessoas. Numa linha discursiva negra sobre um fundo textual branco: uma história negra em branco.

ATHENA FARROKHZAD é uma poeta, dramaturga, tradutora e crítica literária sueca nascida em Teerão. Atualmente, é curadora para a área da literatura da Kulturhuset de Estocolmo. Publicou em 2013 o seu primeiro livro de poesia, Vitsvit (Suite em Branco), traduzido em quinze línguas.

14 Janeiro

sábado 16h

Em inglês

Apoio
Environmental Humanities Laboratory (KTH, Estocolmo), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Embaixada da Suécia em Lisboa, e Swedish Arts Council

Contrariamente ao que foi anunciado, Nuno Moura não poderá estar presente, sendo substituído por Joana Bagulho, editora da Douda Correria.

Fonte: https://teatrodobairroalto.pt/espetaculo/praticas-de-leitura-suite-em-branco-athena-farrokhzad-com-alejandro-urrutia-leticia-larin-nuno-marques-e-joana-bagulho-20230114/

Athena Farrokhzad com Alejandro Urrutia, Letícia Larín, Nuno Marques e Joana Bagulho

Date

14 Jan 2023
Expired!

Time

16:00
TBA - TEATRO BAIRRO ALTO

Localização

TBA - TEATRO BAIRRO ALTO
R. Ten. Raul Cascais 1 A, 1250-268 Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *